Travas de Capô
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Travas de Capô
Bom pessoal, como já fiz alguns customs com este detalhe e tiveram amigos que me pediram algumas dicas de como realizá-las agora vai em detalhes.
Lógico que, para tal precisaremos de alguns poucos materiais como:
- alicate "meia-cana" ( alicate de cutículas velho serve, ou de artesanato mesmo e que tenha a ponta muito fina );
-"paetês" cromados ( isso mesmo, não é carnaval ainda mas dá pra achar em lojas de miudezas, "armarinho");
- fio de eletrônica de preferência numa bitola de 1,5mm ( qualquer um de sucata de eletrônica serve, citei a bitola pros mais "téchnicos de plantão" hehehe);
- Cola de Cianocrilato ( tipo Bonder);
- chave de fenda pequena e alfinete;
- e as duas coisas mais importantes de todas: A mini escolhida e Paciência!!!
Vamos lá
Geralmente no "pacote" dos Paetês, vem de "arrasto" os "miolos" da furação dos mesmos, ou seja, minúsculos pontos redondos metálicos que antes eram o centro deles.
Selecione dois ou mais ( caso se percam da sua mão pelo óbvio tamanho e dificuldade de manuseio). Note que pela forma que foram cortados, eles possuem uma forma de micro-calota, ou seja um lado plano e outro semi esférico, lógicamente, prefira o lado semi-esférico "pra cima" como mais ou menos dá pra ver na foto anterior, apesar de não ser muito nítida.
Bom, de posse do fio de eletrônica, desencape num tamanho suficiente pra poder trabalhar ( crianças que não tenham muita experiência, este tipo de técnica pode requerer ajuda de um adulto, portanto não se envergonhem). A seguir seguem dois exemplos de tamanho aproximado pra referência
Após selecionar o tamanho a ser cortado, faz-se inicialmente uma pequena forma de "L" numa ponta usando como referência agora, o futuro ponto-base da trava
A seguir, torna-se a dobrar só que no sentido oposto como se fosse fazer um "gancho"
...e por fim, se aproxima mais até fazer a forma tradicional de "grampo" de fixação, mais o cabinho que o conecta ao carro...
Mais uma vez, vejam a noção de tamanho dos mesmos e sua pacienciosa forma de aquisição ( dado o tamanho e manuseio )
De posse da mini escolhida pra receber as travas, faça inicialmente uma marcação prévia com lápis, de onde ficarão as mesmas
Então, com uma chave de fenda muito fina ou alfinete, pingue uma minúscula gota de Bonder na marcação de lápis do capô. Com a parte da "bolinha do alfinete" ( de preferência ), encoste no "ponto de paetê" ( base da trava) se possível com algum tipo de umidade pra que a mesma, não "grude" na cabeça do alfinete, nem sirva de coadjuvante e cole, tanto a trava, mini nem alfinete e faça uma meleca!!! (Obs. eu particularmente tenho uma tampinha de garrafa com algum óleo hidratante pra servir de condutor entre ponta de alfinete-trava, ou seja molho de leve a ponta da cabeça do alfinete, encosto na base da Trava e conduzo até o Bonder do capô, compreenderam?...ufa!!)
Após a secagem da mesma, colada no capô, com a ponta do alfinete e uma minúscula gota de Bonder, sobre ela agora, aproxima-se a Trava feita de Fio eletrônico mas levemente dobrado pra se equilibrar, até a cola secar
Após a secagem da cola, com muito cuidado e com uma chave de fenda tipo as de precisão, empurra-se o restante do fio pra dentro da "fresta" que fica entre o chassi ( grade ) e a carroceria ( capô ), no caso do modelo que serve de exemplo
... e voilà...
Tá pronta a "encrenca".
Pode parecer um pouco difícil a princípio, mas quando se tem todos os componentes, ferramentas e se pratica um pouco, logo se aperfeiçoa a técnica. Na foto final aparece um "enbaçamento" dos vapores do Cianocrilato ( Bonder) que resultou da secagem dela, não se assustem, nada que um pincel, cera Brilho Fácil e algumas pinceladas não resolvam, hehehe. Para escalas maiores tipo 1:24 e 1:18 existem as travas prontas em PE, mas nada impede que se usem bitolas um pouco maiores de fio e algum tipo de paetê mesmo como a base da Trava.
Por enquanto era isso gente
M3mourph3us
Lógico que, para tal precisaremos de alguns poucos materiais como:
- alicate "meia-cana" ( alicate de cutículas velho serve, ou de artesanato mesmo e que tenha a ponta muito fina );
-"paetês" cromados ( isso mesmo, não é carnaval ainda mas dá pra achar em lojas de miudezas, "armarinho");
- fio de eletrônica de preferência numa bitola de 1,5mm ( qualquer um de sucata de eletrônica serve, citei a bitola pros mais "téchnicos de plantão" hehehe);
- Cola de Cianocrilato ( tipo Bonder);
- chave de fenda pequena e alfinete;
- e as duas coisas mais importantes de todas: A mini escolhida e Paciência!!!
Vamos lá
Geralmente no "pacote" dos Paetês, vem de "arrasto" os "miolos" da furação dos mesmos, ou seja, minúsculos pontos redondos metálicos que antes eram o centro deles.
Selecione dois ou mais ( caso se percam da sua mão pelo óbvio tamanho e dificuldade de manuseio). Note que pela forma que foram cortados, eles possuem uma forma de micro-calota, ou seja um lado plano e outro semi esférico, lógicamente, prefira o lado semi-esférico "pra cima" como mais ou menos dá pra ver na foto anterior, apesar de não ser muito nítida.
Bom, de posse do fio de eletrônica, desencape num tamanho suficiente pra poder trabalhar ( crianças que não tenham muita experiência, este tipo de técnica pode requerer ajuda de um adulto, portanto não se envergonhem). A seguir seguem dois exemplos de tamanho aproximado pra referência
Após selecionar o tamanho a ser cortado, faz-se inicialmente uma pequena forma de "L" numa ponta usando como referência agora, o futuro ponto-base da trava
A seguir, torna-se a dobrar só que no sentido oposto como se fosse fazer um "gancho"
...e por fim, se aproxima mais até fazer a forma tradicional de "grampo" de fixação, mais o cabinho que o conecta ao carro...
Mais uma vez, vejam a noção de tamanho dos mesmos e sua pacienciosa forma de aquisição ( dado o tamanho e manuseio )
De posse da mini escolhida pra receber as travas, faça inicialmente uma marcação prévia com lápis, de onde ficarão as mesmas
Então, com uma chave de fenda muito fina ou alfinete, pingue uma minúscula gota de Bonder na marcação de lápis do capô. Com a parte da "bolinha do alfinete" ( de preferência ), encoste no "ponto de paetê" ( base da trava) se possível com algum tipo de umidade pra que a mesma, não "grude" na cabeça do alfinete, nem sirva de coadjuvante e cole, tanto a trava, mini nem alfinete e faça uma meleca!!! (Obs. eu particularmente tenho uma tampinha de garrafa com algum óleo hidratante pra servir de condutor entre ponta de alfinete-trava, ou seja molho de leve a ponta da cabeça do alfinete, encosto na base da Trava e conduzo até o Bonder do capô, compreenderam?...ufa!!)
Após a secagem da mesma, colada no capô, com a ponta do alfinete e uma minúscula gota de Bonder, sobre ela agora, aproxima-se a Trava feita de Fio eletrônico mas levemente dobrado pra se equilibrar, até a cola secar
Após a secagem da cola, com muito cuidado e com uma chave de fenda tipo as de precisão, empurra-se o restante do fio pra dentro da "fresta" que fica entre o chassi ( grade ) e a carroceria ( capô ), no caso do modelo que serve de exemplo
... e voilà...
Tá pronta a "encrenca".
Pode parecer um pouco difícil a princípio, mas quando se tem todos os componentes, ferramentas e se pratica um pouco, logo se aperfeiçoa a técnica. Na foto final aparece um "enbaçamento" dos vapores do Cianocrilato ( Bonder) que resultou da secagem dela, não se assustem, nada que um pincel, cera Brilho Fácil e algumas pinceladas não resolvam, hehehe. Para escalas maiores tipo 1:24 e 1:18 existem as travas prontas em PE, mas nada impede que se usem bitolas um pouco maiores de fio e algum tipo de paetê mesmo como a base da Trava.
Por enquanto era isso gente
M3mourph3us
Re: Travas de Capô
Muito Legal.
Cícero.
Cícero.
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